img1_0004_small.jpg

jnreis_mao.gif

Home
PROVEDOR DE JUSTIÇA
CALA,CALA
Ainda Assuntos Interessantes
Mais assuntos de interesse
DIGNO_SENHOR
Ainda bons assuntos
ASSUNTOS INTERESSANTES
Agente
Até Eu
PORQUÊ
JESUS CRISTO
MEU BOM JESUS
MEU SOL DIVINO
A CRISE DO SISTEMA CAPITALISTA
ZÉ &MARIA
ZE & MARIA . 1
O Trabalho, Preparação Para a Liberdade...e
Ainda Fotos
Fotografias
FOTOS
O QUE PENSO ACERCA DE CAVACO
JOSENOGUEIRAREIS_HISTORIAL
LOGOTIPO DA EMPRESA DO PRIMO ALVARO
LOGOTIPO DA EMPRESA DO PRIMO ÁLVARO
Imagem da Virgem Maria Numa Vela Acesa
O Nosso Concelho Está em Desenvolvimento
Deixem Entrar Jesus
Jesus e Virgem Maria
"A TODOS OS SANTA EUGENENSES"
Downloads
Acerca de Mário Soares, de Cavaco e de Sócrates
FREGUESIA
MUNICIPIO
Photo Album
"FOTOGRAFIAS"
Photo - SANTA EUGÉNIA
"Alminhas Maravilhosas - Curisco"
"Distinto Governador Civil"
About Me
Favorite Links
Outros Sites
http://josenogueirareis.tripod.com/nogueira
Historial - PDF
PDF'S
Contact Me

"O QUE EU PENSO ACERCA DE CAVACO SILVA"

"CAVACO FAZ POLITICA SÓ PARA ENTRETER"

SEGUNDO O NOTICIADO HOJE - 23/11/2005 - , NA TELEVISÃO PORTUGUESA E SEGUNDO DECLARAÇÕES DE UM SEU (DELE, DO SILVA) 1º MINISTRO, AQUANDO DO REFERENDO, CAVACO DECLAROU QUE FOI SÓ PARA "EMPATAR".

CLARO QUE O PERÍODO CAVAQUISTA, FOI UM PERÍODO DE OURO, NO APOIO DADO AOS BANQUEIROS, ÀS OLIGARQUIAS DAS ELITES DA DIREITA POLITICA E DOS INTERESSES, DAQUILO QUE É O NÚCLEO DURO DA SUA BASE DE APOIO.

DEIXARIA ELE - CAVACO - SE FOSSE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MEXER NOS INTERESSES INSTALADOS DAS CLASSES DOMINANTES E OU PRIVILEGIADAS?

NÃO SE DEIXEM ILUDIR POR NOVAS ROUPAGENS, O NEO-CAVAQUISMO, É O CAVAQUISMO MAIS AS SUAS CIRCUNSTÂNCIAS.

"FOI POR TUDO ISTO, QUE CAVACO SILVA PERDEU. PELA PROFUNDA IMPOPULARIDADE, EM QUE OS SEUS FRACASSOS, OS SEUS EXCESSOS, ACABARAM POR SER ENTERRADOS. E NÃO TEVE UMA SAÍDA BRILHANTE; CAVACO ABANDONOU O GOVERNO A FERNANDO NOGUEIRA, EM 1995, PARA FUGIR À MAIS QUE PROVÁVEL DERROTA ELEITORAL DO PSD, NESSE ANO E FOI LOGO DERROTADO NA PRIMEIRA VOLTA, NAS PRESIDENCIAIS DE 1996.

É POIS UM DUPLO DERROTADO QUE REGRESSA À DISPUTA ELEITORAL PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

VEM AGORA SORRATEIRAMENTE EMBALADO NUM REGISTO CENTRISTA DE RESPEITO PELAS INSTITUIÇÕES - JÁ NÃO SERÃO? FORÇAS DE BLOQUEIO? - E MODERAÇÃO, DE FIXAÇÃO DO DISCURSO NOS LUGARES-COMUNS DO SITUACIONISMO POLITICAMENTE CORRECTO - ATENTE-SE NA SUA EXPRESSÃO, "NÃO SOU UM POLITICO PROFISSIONAL", POR ESTAR NA MODA O FALAR-SE MAL DA POLITICA, QUE DEMONSTRA BEM O SEU SITUACIONISMO E FALTA DE CORAGEM - , QUE FALTA DE CORAGEM....

QUE FAZ CAVACO AO DINHEIRITO QUE RECEBE POR TER EXERCIDO A PROFISSÃO DE POLITICO?

QUANDO ESTES - PSP - ESTAVAM EM LUTA PELOS SEUS MAIS ELEMENTARES DIREITOS!

O CAVAQUISMO TENTOU SEMPRE ABAFAR PELA FORÇA A INDIGNAÇÃO POPULAR, COMO NO REFERIDO BUZINÃO.

LEMBRAM-SE DAQUELE JOVEM - NO REFERIDO BUZINÃO - QUE FRUTO DA CARGA POLICIAL, FICOU PARAPLÉGICO?

"O CAVAQUISMO FOI A DERIVA AUTORITÁRIA SEM PRECEDENTES DESDE O 25/04/1974".

FOI A POLICIA DE CHOQUE DE RÉDEA LIVRE, LARGADA CONTRA OS TRABALHADORES VIDREIROS DA MARINHA GRANDE, LEMBRAM-SE?

FOI A POLICIA DE CHOQUE DE RÉDEA SOLTA, LANÇADA SOBRE MANIFESTAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR.

FOI A POLICIA DE CHOQUE SEM QUALQUER RÉDEA LANÇADA SOBRE OS MANIFESTANTES DO BUZINÃO DA PONTE SOBRE O TEJO E LANÇADA, ATÉ, CONTRA OS SEUS PRÓPRIOS COLEGAS DA PSP! QUEM JÁ SE ESQUECEU?

CUIDADO!

O CAVAQUISMO FOI A ARROGÂNCIA POLITICA EM ESTADO PURO.

"NÃO TENHO DÚVIDAS E RARAMENTE ME ENGANO", LEMBRAM-SE?

A DENUNCIA DAS FORÇAS DE BLOQUEIO LANÇADAS CONTRA TODAS AS INSTITUIÇÕES - DESDE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO TRIBUNAL DE CONTAS - QUE DILIGENCIAVAM EXERCER COM SERIEDADE A MISSÃO - CONSTITUCIONAL - DE VIGIAR INSTITUCIONALMENTE OS EXCESSOS E ÁRBITROS DA GOVERNAÇÃO CAVAQUISTA.

"FOI O TEMPO DO CARTÃO LARANJA", RECORDAM-SE?

FOI O TEMPO DA FUGA SISTEMÁTICA - DE CAVACO - AOS DEBATES PARLAMENTARES - FOI O CHEFE DE GOVERNO COM MENOS COMPARÊNCIA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA! - E AO CONTRADITÓRIO PÚBLICO COM AS OPOSIÇÕES.

A EMPATIA BACOCA DE UM PRIMEIRO-MINISTRO QUE SE VANGLORIAVA DE TER TEMPO PARA LER OS JORNAIS - QUE MANIFESTAÇÃO DE DESPREZO PELA OPINIÃO DO OUTRO! - .EI-LO DE VOLTA TRANSFORMADO EM SALVADOR DA PÁTRIA E OU BOM SAMARITANO!

O CAVAQUISMO, NAQUILO QUE TEVE DE ESSENCIAL PARA O FUTURO DO PAÍS, FOI SOBRETUDO, A DÉCADA DA OPORTUNIDADE PERDIDA.

HISTORICAMENTE HOUVE POUCOS MOMENTOS COMO ESSE, EM QUE POR RAZÕES QUE NÃO DECORRIAM DA PERFORMANCE INTERNA DA SUA ECONOMIA, DOS SUCESSOS DO SEU MODELO DE DESENVOLVIMENTO, O PAÍS SE VISSE BENEFICIADO POR EXTRAORDINÁRIOS RENDIMENTOS ESSENCIALMENTE GERADOS NO EXTERIOR E POSTOS Á SUA DISPOSIÇÃO.

TALVEZ SÓ TENHA ACONTECIDO COM TANTA EXCEPCIONAL GRANDEZA, COM OS RÉDITOS DA VINDA DAS ESPECIARIAS INDIANAS - NO SECXVI - , COM O OURO E OS DIAMANTES DO BRASIL - NO SEC. XVIII - E NA PRIMEIRA DÉCADA, TALVEZ UM POUCO MAIS, IMEDIATAMENTE A SEGUIR À ADESÃO DE PORTUGAL À ENTÃO CEE, EM CONSEQUÊNCIA DOS CHAMADOS FUNDOS ESTRUTURAIS, NO FINAL DO SEC. XX, A DESIGNADA DÉCADA «CAVAQUISTA».

O QUE SE PASSOU, FOI DE FORMA SEMELHANTE AOS DOIS MOMENTOS ANTERIORES - AS ESPECIARIAS DAS ÍNDIAS E O OURO E DIAMANTES DO BRASIL - , MAIS UMA VEZ, SE DESPERDIÇOU TÃO ELEVADA OPORTUNIDADE.

TODO ESSE IMENSO FLUXO DE CAPITAL - RECEBIDO NO TEMPO DE CAVACO (MAIS) SILVA, DO QUE CAVACO - QUE NOS CHEGOU ATRAVÉS DOS JÁ REFERIDOS FUNDOS ESTRUTURAIS, AINDA QUE NÃO FOSSE TOTALMENTE DESAPROVEITADO - REFIRO-ME, COMO EXCEPÇÃO, AO MUITO ALCATRÃO GASTO NESSA ALTURA - NÃO MUDOU ESTRUTURALMENTE O PAÍS EM DIRECÇÃO À MODERNIDADE. ISTO É, PERMITIU UM CERTO DESAFOGO TEMPORAL - DE PEQUENA DURAÇÃO - MAS NÃO MUDOU NADA DE ESSENCIAL NO QUE DE ESSENCIAL ERA DE MUDAR.

NA EDUCAÇÃO, NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, NA FORMAÇÃO, NA INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA, NA MELHORIA DURADOIRA E SUSTENTADA DO ESTADO SOCIAL.

PELO CONTRÁRIO, NOS DOMÍNIOS ENUMERADOS, FOI UM AUTENTICO FIASCO, QUANDO NÃO UMA REGRESSÃO…

O CAVAQUISMO, TERÁ SIDO UMA DÉCADA DE OURO - OU MESMO DIAMANTE - PARA OS GRANDES INTERESSES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DO IMOBILIÁRIO, PROVAVELMENTE TAMBÉM O FOI, PARA A BANCA E A ESPECULAÇÃO, CONCERTEZA, PARA OS GRANDES GRUPOS FINANCEIROS, PARA OS QUE ENRIQUECERAM FRAUDULENTAMENTE COM OS FUNDOS ESTRUTURAIS, PARA A ELITE DO REGIME QUE PROMÍSCUA E INDEVIDAMENTE CIRCULAVA ENTRE OS NEGÓCIOS, AS SINECURAS E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. MAS PARA A MODERNIZAÇÃO ECONÓMICA SOCIAL DO PAÍS FOI A TERCEIRA GRANDE OPORTUNIDADE PERDIDA. E CONVÉM LEMBRÁ-LO QUANDO A SOLITÁRIA MAIS-VALIA COM QUE O CANDIDATO CAVACO (MAIS) SILVA DO QUE CAVACO SE APRESENTA É A ECONOMIA!

"COMPROMETIMENTO COM A ÉTICA"

 

UMA POLITICA AUTÊNTICA, TERÁ SEMPRE UM COMPROMISSO MUITO ESTREITO COM A ÉTICA.

QUAL É A ÉTICA DE CAVACO? PORQUE ESCONDE O QUE PRETENDE E QUER?

OS POLÍTICOS COM RESPONSABILIDADE DEMONSTRADA, QUE JÁ CONTRIBUÍRAM PARA O PROGRESSO, ESTÃO SEMPRE ATENTOS AOS VERDADEIROS OBJECTIVOS E FINS DA SOCIEDADE.

QUE TEM FEITO CAVACO DESDE QUE DEIXOU DE SER 1º MINISTRO?

CUIDADO

"O NEOLIBERALISMO"

O NEOLIBERALISMO E A GLOBALIZAÇÃO CHAMAM O HOMEM A UM COMPORTAMENTO QUASE QUE INSTINTIVO DIANTE DA REACÇÃO MUNDIAL; ENTRETANTO, É PRECISO MUITA REFLEXÃO A RESPEITO DESSES PROCESSOS. ESTAREMOS PREPARADOS PARA OS ACEITAR NOS MOLDES EM QUE NOS SÃO APRESENTADOS?

EXISTIRÁ BENEFICIO SOCIAL NELES? SERÁ EXTENSIVO A TODA A GENTE? OU SERÁ DESTINADO APENAS AOS QUE DELES FAZEM PARTE?

" A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA"

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA É ALGO QUE DEVEMOS CONSIDERAR SEMPRE E, É ESTA CONDIÇÃO QUE NOS LEVA À VITÓRIA; A CADA NOVO PASSO, UMA NOVA CAMINHADA, A CADA NOVA CAMINHADA, UM NOVO OBSTÁCULO E, A CADA NOVO OBSTÁCULO, UMA NOVA CONQUISTA.

ISTO É FILOSOFIA E CAVACO SILVA DEVERIA APRENDE-LA E NÃO SABER SÓ DE ECONOMIA.

RECONHECER A NOSSA DIGNIDADE DE PESSOA HUMANA E A PARTIR DAÍ ACHAR NOVAS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS NOVOS QUE VÃO SURGINDO, SEM NUNCA ESMORECER JAMAIS.

"O POVO TAMBÉM PRECISA DE APRENDER A PENSAR, A FILOSOFAR, DIALOGAR - O QUE CAVACO NÃO PODE ENSINAR PORQUE TAMBÉM NÃO SABE - A CRITICAR, A ANALISAR, ETC. E, PARA ISSO, NÃO É PRECISO " DIZER EM QUE ANO ESCREVEU MARX O CAPITAL E OU CADA UM DOS SEUS ESTUDOS..." BASTA COMEÇAR A PENSAR, PENSAR, PENSAR.

O QUE CAVACO REPRESENTA"

 

1- UM CERTO SENTIDO DO DESTINO IMUTÁVEL, SEM ELE.

AFIRMANDO QUE O PAÍS NÃO TEM JEITO, A JUSTIÇA NÃO FUNCIONA, É LENTA E NÃO SATISFATÓRIA;

OS POLÍTICOS NÃO MUDAM;

AS LEIS SÃO CADUCAS E NÃO PEGAM.

- MAS DIGO: É PRECISAMENTE DESTE TIPO DE HOMEM QUE O PAÍS E A NOSSA SOCIEDADE NÃO PRECISAM, PORQUE SÃO-NOS, ATÉ, PREJUDICIAIS.

RICO OU POBRE, NOVO OU VELHO, NEGRO OU BRANCO, FORTE OU FRACO, O HOMEM DEVE SER OPTIMISTA - NUNCA CATASTROFISTA - , DEVE OBSERVAR E CAPTAR BEM OS PROBLEMAS QUE ESTÃO À SUA VOLTA, DEVE PENSAR NAS POSSIBILIDADES DE SOLUÇÃO PARA CADA UM DELES - QUASE SEMPRE, SENÃO SEMPRE, O ECONÓMICO É APENAS COMO O CANO DE ESCAPE DE UMA COMPLEXA MAQUINA - , SEJA NA EDUCAÇÃO, NAS FINANÇAS, NA JUSTIÇA, NO TRABALHO, NO DESPORTO, NO AMBIENTE, EM QUALQUER SITIO OU LUGAR.

SÓ O HOMEM É CAPAZ DE RESOLVER UM PROBLEMA SURGIDO DE UMA NOVA SITUAÇÃO PARA A QUAL NÃO TEM UMA RESPOSTA BIOLÓGICA. SÓ O HOMEM É CRIATIVO E SURPREENDENTE, INTELIGENTE E CONTENTE.

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL

ATENTE-SE NO QUE DURKHEIM ENTENDIA POR FACTO SOCIAL.

O FACTO SOCIAL ENCONTRA-SE INTRINSECAMENTE LIGADO AOS PROCESSOS CULTURAIS, HÁBITOS E COSTUMES COLECTIVOS DE UM DETERMINADO GRUPO DE INDIVÍDUOS E OU SOCIEDADE. TAIS ELEMENTOS, ALÉM DE CONFERIREM UNIDADE E INDIVIDUALIDADE AO GRUPO SOCIAL, SERVE DE CONTROLE E PARÂMETRO ÀS ACTIVIDADES INDIVIDUAIS QUE, EM PRINCIPIO, NÃO DEVEM CAUSAR DESARMONIA NO CORPO SOCIAL, OU MELHOR, NA CONVIVÊNCIA ORIUNDA DAS RELAÇÕES INDIVIDUAIS. O FACTO SOCIAL PRECISA DE PERTENCER AO HISTÓRICO GRUPAL, ENCONTRANDO-SE IGUALMENTE RELACIONADO À MANEIRA DE PENSAR, SENTIR E AGIR COLECTIVA DO HOMEM.

SÃO JUSTAMENTE ESTES ELEMENTOS, PENSAR, SENTIR E AGIR, PECULIARES A CADA GRUPO, QUE IRÃO FORMAR A IDEOLOGIA DO MESMO.

ISTO NÃO IMPLICA NA INEXISTÊNCIA DE CONFLITOS. NUMA SOCIEDADE COMPLEXA, VÁRIOS GRUPOS PODEM COEXISTIR E, POR CONSEGUINTE DIVERSAS IDEOLOGIAS DISTINTAS PODEM DE IGUAL FORMA COEXISTIR DENTRO DE UMA MESMA CULTURA.

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL. 1

DAÍ, EM AMBIENTE COMPLEXO E PLURALIDADE (...) A IDEOLOGIA DE GRUPO, SERVE COMO UM AMORTECEDOR PARA OS DESEJOS INDIVIDUAIS, PROCURANDO CONCILIA-LOS SEMPRE QUE POSSÍVEL AOS INTERESSES COLECTIVOS - OU DITOS COLECTIVOS - QUE, ESTANDO ACIMA DOS INDIVIDUAIS OU OLIGARQUIAS, DEVERIAM, POR SUA VEZ, DE PROMOVER O BEM COMUM, OU O BEM GERAL.

EXEMPLOS DE FACTOS SOCIAIS: 1- A ASCENSÃO, NA DÉCADA DE 30, DO SEC. PASSADO, DA ALEMANHA HITLERIANA; 2- A ITÁLIA FASCISTA DE MUSSOLINI.

RESUMINDO E QUESTIONANDO:

1- ALGUÉM ACHA QUE CAVACO SILVA, ASSIMILOU AS CHAMADAS LEIS NÃO ESCRITAS, OS HÁBITOS, A MORAL, OS COSTUMES, ADQUIRIDOS NUMA SÃ CONVIVÊNCIA EM GRUPO DEMOCRÁTICO, EM SOCIEDADE PÓS-25?

R- EU PENSO QUE NÃO.

2- SERÁ ESSA INADAPTAÇÃO SOCIAL, ESSA MARGINALIZAÇÃO, SUFICIENTE PARA O LEVAR AO SUICÍDIO?

- ESTOU CONVICTO E ESPERO SINCERAMENTE QUE NÃO. QUE ESSES ITENS NEGATIVOS ESTÃO DE ALGUMA FORMA DILUÍDOS NUM BOM VIVER ECONÓMICO-SOCIAL. CONTUDO, PENSO QUE SE ISOLA E AUTO MARGINALIZA, TEM DIFICULDADE DE SOCIABILIZAÇÃO E SE TEM PENSAMENTOS SUICIDAS, SÓ ELE O SABE.

 

 

"O QUE DIZ DURKHEIM"- FACTO SOCIAL. 2

3- ALGUÉM ACHA QUE CAVACO SILVA SE ENCONTRA INTRINSECAMENTE RELACIONADO COM OS PROCESSOS DE UMA CULTURA DEMOCRÁTICA, COM OS HÁBITOS QUE A DEFINEM, AOS GESTOS E COSTUMES DA SOCIEDADE PÓS-25 DE ABRIL DE 1974?

- FRANCAMENTE, ESTOU PLENAMENTE CONVICTO QUE NÃO.

JULGO QUE AÍ, EXISTE MESMO UMA INADAPTAÇÃO, UMA AUTO-MARGINALIZAÇÃO.

ISSO NOTA-SE ATÉ PELA IRRITAÇÃO E INCOMODO QUE UMA BOA CRITICA DEMOCRÁTICA LHE PROVOCA.

4- ALGUÉM ESTÁ CONVENCIDO, OU PENSA QUE SE POR MAL DOS NOSSOS PECADOS, CAVACO VIESSE A SER ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA, PRINCIPALMENTE NESTE CONTEXTO EM QUE ESTÁ A GOVERNAR UMA MAIORIA QUE LHE É ADVERSA, QUE ELE EVITARIA UMA DESARMONIA INSTITUCIONAL?

- EU ESTOU CONVICTO QUE ELE NÃO SÓ, NÃO A EVITARIA, COMO A PROMOVERIA E PROVOCARIA.

5- ALGUÉM TEM A CONVICÇÃO DE QUE CAVACO SILVA, ACEITA DE BOA MENTE, A COEXISTÊNCIA DE VÁRIOS GRUPOS, COM AS SUAS PECULIARES FORMAS DE AGIR, SENTIR E PENSAR? A EXISTÊNCIA DE ALGUMA CONFLITUALIDADE QUE ESTA PLURALIDADE SEMPRE VAI PROVOCANDO?

- EU RESPONDO, CITANDO UMA CERTA EXPRESSÃO: NUNCA ME ENGANO E RARAMENTE TENHO DUVIDAS. É QUE É MESMO INCOMODATIVO PARA CAVACO, OPINIÃO DISTINTA DA DELE.

6- ACHA QUE PARA CAVACO O BEM GERAL, O INTERESSE GERAL ESTÁ ACIMA DO INTERESSE INDIVIDUAL?

- QUANDO ELE PRÓPRIO TANTO SE ENTRONIZA E TANTO SITA AS ELITES, AINDA RESTARÃO DUVIDAS DE QUE O INTERESSE PARTICULAR E OU O DAS ELITES - O MESMO QUE DIZER DOS GRANDES GRUPOS ECONÓMICOS - É QUE ESTÁ PARA ELE ACIMA DO INTERESSE GERAL.

 

SEGUNDO UM DOS - SENÃO O - MELHORES SOCIÓLOGOS DA HISTORIA DA SOCIOLOGIA, DIZ QUE SE PODE OBSERVAR, QUE O INDIVIDUO INGRESSA NA SOCIEDADE NO MOMENTO DO SEU NASCIMENTO DENTRO DESSA MESMA SOCIEDADE.

NO MESMO INSTANTE DO SEU NASCIMENTO, ELE JÁ COMEÇA A SER MOLDADO PELAS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE.

PRIMEIRO O INDIVIDUO SOFRE INFLUÊNCIA DA PRÓPRIA FAMÍLIA - CASO TENHA UMA - ; DEPOIS DO SEU BAIRRO, DO SEU MUNICÍPIO, DA SUA ESCOLA, ETC.

A PARTIR DAÍ, O INDIVIDUO ASSIMILA - OU NÃO - OS HÁBITOS, A MORAL, OS COSTUMES, ENFIM, TODA UMA GAMA DE LEIS NÃO ESCRITA QUE RECEBE DA CONVIVÊNCIA COM SEU GRUPO.

GERALMENTE O INDIVIDUO PROCURA ADICIONAR AS REGRAS DO SEU GRUPO AO SEU SISTEMA INDIVIDUAL DE VALORES, PROCURANDO AGIR EM CONFORMIDADE COM O GRUPO, POIS, SABE QUE ESTARÁ ÀS MARGENS DO MESMO SE ASSIM NÃO O FIZER. QUANDO O PROCESSO ATRÁS MENCIONADO, NÃO CHEGA A ACONTECER - COMO NO CASO DE CAVACO SILVA - , O INDIVIDUO MARGINALIZA-SE EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS SOCIAIS E OU COLECTIVOS.

PARA ESTE CIENTISTA - DURKHEIM - ESTE FACTO (O NÃO ACONTECIMENTO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO), A MARGINALIZAÇÃO, O ARREDO SOCIAL, É CONSIDERADO UM SUICÍDIO SOCIAL, QUE ACABA, VARIADAS VEZES, POR LEVAR AO SUICÍDIO DE FACTO. PARA O AUTOR REFERIDO, NÃO ESTÁ NO SUICÍDIO INDIVIDUAL, A SUA PRINCIPAL CAUSA, ELE CONFERE O ENFOQUE NA ANALISE DOS FACTOS SOCIOLÓGICOS, NA SUA BUSCA DE FUNDAMENTAÇÃO SOCIAL E COLECTIVA PARA AS MANIFESTAÇÕES SUICIDAS INDIVIDUAIS. O SUICIDA POR ALGUM MOTIVO DENTRO DO SEU GRUPO, SE MATA POR SE ENCONTRAR À MARGEM DA SOCIEDADE, POR NÃO TER ENCONTRADO IDENTIFICAÇÃO NO SEIO GRUPAL E, POR ISTO ENCONTRA-SE SOLITÁRIO E ISOLADO.

" O FAROL NEO-LIBERAL"

O ACTUAL FAROL NEO-LIBERAL - CAVACO - NO POUCO QUE FALA E NO MENOS QUE DIZ, ESCONDE O MUITO QUE QUER FAZER.

SER AGENTE DE DESENVOLVIMENTO E DE «CONFIANÇA» E SE A MAIORIA SOCRÁTICA, AINDA NÃO CONSEGUIU INVERTER ATÉ AGORA A TENDÊNCIA DA CRISE, ELE SERÁ O NORTE PARA A VOLTAR PARA OUTROS PONTOS CARDEAIS!

A SER ELEITO - O QUE EU NÃO ACREDITO MAS, APELO AO CUIDADO DE NÃO O ELEGER - , CAVACO FARÁ, QUER PELO SEU PASSADO, QUER PELO PRESENTE, E PRINCIPALMENTE PELOS QUE DE NOVO VOLTAM A FAZER PARTE DO SEU STAFF NACIONAL, ASSIM, REPITO, SE COMPORTARÁ CAVACO, QUE NÃO QUER NADA COM OS POLÍTICOS QUE SUSTENTAM O CAVACO ACADÉMICO. ESTRANHAMENTE, FACE A ESTE DISCURSO DISTORCIDO, PESSOAL E SALVADOR, NEM OS CIDADÃOS NEM OS DEMOCRATAS O COMBATERÃO, NEM OS POLÍTICOS O PARARÃO, NEM OS ACADÉMICOS O REBENTARÃO - SE CALHAR POR NÃO LHE PASSAREM CAVACO - MAS, SE SORRATEIRO, REPITO, ELE FOR ELEITO, QUEM PARARÁ TÃO PATERNAL E SABIAS NOVAS CONVERSAS EM FAMÍLIA?

É QUE, A SER ELEITO, CAVACO, PELO PASSADO, PRESENTE, E NATUREZA INTERVENTIVA QUE PRETENDE SER, PODE E É QUASE CERTO QUE ACONTECERÁ O TRANSFORMAR-SE PERIGOSAMENTE, NUM FOCO DE DESUNIÃO, EM QUE ÀS DUAS ACTUAIS CRISES, SE ADICIONARÁ UMA TERCEIRA E ABUNDANTE, A SABER, UMA VERDADEIRA CRISE POLITICA DE EFEITOS IMPREVISÍVEIS.

COM CAVACO E COM O NEO-LIBERALISMO QUE O APOIA, BEM COMO COM TODA A FORÇA DOS MEIOS DE QUE DISPÕEM, TENTARÁ INSTAURAR TAMBÉM, A MEU VER, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ESSA MAIORIA NEO-LIBERAL E, ASSIM, POR CAMINHOS DISTINTOS - DANDO-NOS A VOLTA - , A DIREITA CONSEGUIR O QUE HÁ MUITO DESEJA, UM PRESIDENTE, UMA MAIORIA.

CUIDADO

“MAS, MESMO AQUI, EU PERGUNTO?"

MAS, MESMO AQUI, EU PERGUNTO?

- NÃO TEM ANDADO OS GOVERNOS E O ESTADO EMPESTADOS DELES?

ASSIM, CAVACO PERFILHA QUE O DEMOCRATA SE LHE AJOELHE, A POLITICA E OS POLÍTICOS LHE OBEDEÇAM, POIS, CHEGOU O SALVADOR COM UMA ESTRATÉGIA POLITíCA-ACADEMICA-ECONÓMICA E SE NO PASSADO ELE, CAVACO, FALHOU, ISSO APENAS SE DEVE ÀS FORÇAS DE BLOQUEIO DE ENTÃO!

SE ESTE «NOVO» CAVACO É PARCO EM IDEIAS, TEM CONTUDO - ATÉ NAS PAUSAS DO DISCURSO - FAZENDO-ME RECORDAR AS PARAGENS NAS CONVERSAS EM FAMÍLIA - , TEM CONTUDO UMA FUNÇÃO. ELE É A PALAVRA PATERNAL, DURA E SECA, A CONFIANÇA ATRÁS JÁ REFERENCIADA, ISTO É, A ESPERANÇA NO ECONÓMICO-FINANCEIRO.

"O ACADEMISMO ESTÁ NA MODA"

CAVACO SABE QUE O ACADEMISMO ESTÁ NA MODA E, POR ISSO, QUER APROVEITAR A BOLEIA. É UM SITUACIONISTA - ALIÁS ONDE ESTAVA QUANDO A REVOLUÇÃO DELE NECESSITAVA? - TENTA A TODO O CUSTO DEMONSTRAR, AGARRANDO-SE AOS CARROS DA MODA, QUE VÃO PASSANDO, QUE É O ACADÉMICO, QUE O ACADEMISMO É SINONIMO DE SABER, COMPETÊNCIA E CREDIBILIDADE. HÁ, AINDA POUCO TEMPO, ERA O CENTRISMO, HOJE É O ACADEMISMO!

CAVACO, TAMBÉM NÃO CRITICA OS POLÍTICOS, PELA POLITICA, O QUE É INFINITAMENTE MAIS GRAVE, DONDE, A CRITICA NÃO SER AOS PARTIDOS QUE DEFINEM A POLITICA, ENTRE OS QUAIS SE ENCONTRA O SEU. O QUE CAVACO, SEM SE DAR CONTA - OU TALVEZ DÊ - CRITICA, O VERDADEIRO MAL, ESTÁ NA SUBSTITUIÇÃO DOS POLÍTICOS PELOS ACADÉMICOS! DOS POLÍTICOS PELOS CAVACOS, NO FINAL, DOS POLÍTICOS PELOS ECONÓMICO-FINANCEIROS!

QUAL SÓCRATES, PLATÃO OU SALAZAR DA ECONOMIA, CAVACO DEFENDE QUE OS ECONÓMICO-FINANCEIROS, DEVERIAM, NÃO SÓ GOVERNAR, MAS TAMBÉM PRESIDIR...

RECORDAM-SE DAQUELA «VELHA AZINHEIRA», QUE ENTROU PELA PORTA DAS FINANÇAS - COMO GRANDE SALVADOR DA ECONOMIA - , CHEGOU A PRESIDENTE DO CONCELHO E PRETENDEU SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

IGNORANDO A POLITICA, QUE SEGUNDO ELE NÃO SE GANHA COM RETÓRICA - VEJA-SE A APOSTA NO SILÊNCIO E TABUS - , SÓ LHE FALTA TER A CORAGEM DE DIZER:

"ACADÉMICOS AO PODER"

AS CONTRADIÇÕES DE CAVACO"

"CAVACO AMBICIONA AQUILO QUE MAIS CRITICA". É COMO AQUELES QUE JURAM NÃO ACREDITAR EM DEUS, MAS QUE NÃO FALTAM A UMA ÚNICA MISSA, BATEM COM A MÃO NO PEITO - A DIZER QUE NÃO TÊM CULPA, QUE FORAM AS FORÇAS DE BLOQUEIO - E INVOCAM-NO (DEUS) PERMANENTEMENTE. É UMA ESPÉCIE DE BEATO.

CAVACO CRITICA HOJE OS POLÍTICOS, QUANDO AINDA ONTEM FOI DURANTE 10 ANOS Primeiro-ministro E QUER SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

CAVACO - SITUACIONISTA - , EMBARCA NOS «MODISMOS» DE CRITICA AOS POLÍTICOS, MAS PIOR DO QUE ISSO, CORRE A DESPIR O FRAQUE QUE O IDENTIFICA COMO POLITICO E APRESSA-SE A VESTIR O «TERNO» DE ACADÉMICO, POR TAMBÉM ESTAR NA MODA. MAS QUEM CONHECERIA O CAVACO ACADÉMICO SE NÃO TIVESSE EXISTIDO - PARA MAL DOS NOSSOS PECADOS - O CAVACO POLITICO? ASSIM, DESTA FORMA, CAVACO É, TAMBÉM, UM MAL AGRADECIDO.